Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

sábado, 20 de setembro de 2008

Nova lei dos consórcios garante segurança e amplia participação da população

A nova lei dos consórcios, aprovada no Senado e encaminhada para sanção presidencial, trará mais segurança e tranqüilidade aos envolvidos. A afirmação é do presidente da Abac (Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios), Rodolfo Montosa, para quem a legislação, caso sancionada, ampliará ainda mais a participação da população nesse sistema.
Montosa destaca, como aspectos da nova lei que atrairão os consumidores, a possibilidade de utilização do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) para oferta de lance ou complemento do valor do crédito para pagar o preço do imóvel, além da regra para devolução de valores pagos por consorciados excluídos.
Ampliação De acordo com o presidente da Abac, o setor de consórcios, que cresceu cerca de 135% entre 1999 e 2008, tenderá a crescer mais justamente por causa do maior número de possibilidades para o uso do fundo de garantia. A partir da nova legislação, além de utilizar o valor do fundo para lance ou complemento do valor, o consorciado poderá, com o recurso, pagar parte das prestações decorrentes do contrato de participação de grupo de consórcio para aquisição de imóvel residencial.
Reembolso
Quanto aos consorciados excluídos, o novo critério prevê a devolução àquele que deixa o grupo, contanto que tenha pago seis ou mais parcelas. A devolução poderá ser feita por meio da participação do excluído nos sorteios das assembléias mensais, ao lado dos participantes ativos.
Ao ser sorteado, o excluído receberá o reembolso da quantia investida a que tem direito. A introdução dessa possibilidade dá a todos os participantes as mesmas condições de acesso ao crédito por meio de sorteios. Os consorciados inativos que pagaram até cinco parcelas serão reembolsados no encerramento do grupo.
Esta inovação é uma forma criativa e justa para a solução do conflito de interesses entre os consorciados adimplentes e os excluídos, sem afetar a saúde financeira do grupo consorcial, explica Montosa.
Segurança e variedade
Os consórcios também ficam mais seguros, porque a futura lei, afirma o presidente da Abac, deixa claro que o patrimônio dos grupos não se comunica de nenhuma maneira com o da empresa. Além disso, as alterações aumentam a responsabilidade dos diretores, gerentes e demais funcionários das administradoras.
Montosa ainda destaca o fato de que, com a aprovação, abrem-se as perspectivas para abertura de grupos de consórcios de serviços como os vinculados às áreas educacionais e de saúde, que poderão atender outras necessidades dos brasileiros.
fonte: www.endividado.com.br

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS