Ao preparar a viagem para o próximo feriado, vale a pena ficar atento a alguns detalhes, além das providências básicas: se você precisa fazer uma cirurgia dentária ou quer aproveitar a folga para mergulhar com cilindro, por exemplo, é bom planejar bem essas atividades. Quando realizadas próximas ao dia do vôo, elas podem gerar desconforto e até trazer riscos à saúde.
Quem está com crise de sinusite ou rinite, membros engessados ou passou por cirurgias também deve ter cuidado. Os níveis de pressão e de oxigênio e a posição a que o passageiro se submete na aeronave podem agravar os sintomas. E, quanto mais tempo de vôo, maiores são os efeitos.
Isso porque as condições no interior do avião equivalem a uma altitude, em terra, de aproximadamente 2.500 metros - com todas as implicações disso, como pressão menor, baixa quantidade de oxigênio disponível, baixa umidade do ar e baixas temperaturas.
O cardiologista Marcelo Paiva, do Hospital Nove de Julho em SP, diz que o índice saudável de umidade do ar está entre 40% e 50%; no avião, pode ficar entre 20% e 10%.
Segundo José Eduardo Delfini Cançado, presidente da Sociedade Paulista de Pneumologia e Tisiologia, a obstrução das vias respiratórias pode ocasionar até ruptura do tímpano. Descongestionantes, desde que receitados pelo médico, podem ajudar.
Ficar horas sentado nas cadeiras pouco confortáveis da classe econômica também não ajuda: essa posição dificulta a circulação sangüínea e favorece casos de trombose.
ANTES DE LEVANTAR VÔO
Veja quanto tempo, em média, deve-se esperar. Se for impossível adiar a viagem, consulte seu médico.
° Cirurgias no tórax, no abdômen, na cabeça ou nos membros inferiores = 10 dias.
° Infarto = 1 a 3 semanas, dependendo da gravidade.
° Pequenas cirurgias = 72 horas.
° Membros engessados = 72 horas, a partir do dia em que colocou o gesso.
° Intervenções na boca = 48 horas.
° Laparoscopia = 48 horas.
° Mergulho = de 24 a 72 horas.
° Gravidez = diminua o número de vôos nos primeiros três meses (*) e evite voar a partir da 36ª semana.
° Otite, sinusite, rinite ou gripe = espere passar a fase aguda ou use descongestionantes.
(*) no caso de mulheres que viajam com muita frequência.
fonte: Jornal Folha de São Paulo - Encarte Equilibrio - 15/05/08
Nenhum comentário:
Postar um comentário