Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

sábado, 20 de setembro de 2008

Use a geladeira contra o desperdício

Ordem e limpeza ajudam a conservar os alimentos
.

1 - EMBALAGEM Todo alimento precisa ser guardado em embalagem vedada. Prato virado sobre travessa não adianta nada. O certo é usar filme plástico de boa qualidade e potes com tampa. Alimentos prontos precisam ser guardados ainda quentes, para que não estraguem.

2 - COMIDA PRONTA
Evite guardar um monte de potinhos com restos na geladeira, o que é pouco higiênico e nada econômico. O ideal é preparar a refeição de forma que não sobre nada. Restos de comida pronta duram no máximo 24 horas na geladeira, ou um mês, se forem congelados.
3 - BATATA E CEBOLA Se dão melhor fora da geladeira, em temperatura ambiente. 4 - FRUTAS
São guardadas fora da geladeira quando estão verdes, para que não fiquem passadas, sem sabor e acabem no lixo. As maduras podem ser refrigeradas, com exceção de banana, maracujá, abacaxi e laranja, que são mais bem conservadas em temperatura ambiente.
5 - PRODUTOS MAIS ANTIGOS
Devem ser estocados na parte da frente do refrigerador, bem à mão, para reduzir a quantidade de comida que se estraga, escondida e esquecida atrás das compras mais recentes.
6 - VERDURAS
Devem ser guardadas na parte de baixo, para evitar a queima precoce das folhas; não lave as verduras antes de guardá-las (só tire a terra, se for o caso), porque isso favorece o transporte dos microorganismos da superfície da folha para dentro do alimento, além de deixar as verduras murchas, menos nutritivas e menos duráveis.
7 - LATA
Quandro sobra molho de tomate ou algum outro produto na lata, é preciso passar o conteúdo para um recipiente limpo e com tampa, por até 48 horas. Se não for usado nesse prazo, vai ter que ir para o lixo mesmo.
8 - ORDEM
Use cada prateleira da geladeira para um tipo de alimento: separe alimentos prontos, carnes e vegetais crus, cada um em seu lugar.
9 - OVOS
Ficam com a casca úmida quando são refrigerados, e essa umidade transporta microorganismos para dentro deles. O certo é comprar só a quantidade de ovos necessária para uma semana e guardá-los fora da geladeira.
>> LIMPEZA
A geladeira deve ser higienizada ao menos uma vez por semana. Os resíduos visíveis dos alimentos precisam ser retirados, para evitar a proliferação de bactérias. O interior precisa ser desinfetado com uma solução de água sanitária, na proporção de uma parte do produto em dez partes de água.
>> EFICIÊNCIA Evite abrir a geladeira o tempo todo. Se o ar quente da cozinha ficar entrando dentro dela, os alimentos guardados não vão ser mantidos frios e estragarão mais depressa. Não cubra as grades com panos, para manter a circulação do ar livre.
fonte: Jornal "Folha de São Paulo" - 31/05/08

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS