Para não perder a vaga após meses de estudo, candidato deve solicitar com antecedência o histórico escolar ao Colégio onde estudou.
Em ano de vestibular, quase toda a atenção dos estudantes se volta para as apostilas. Mas, para não perder o direito à vaga após meses de dedicação diária aos estudos, é necessário providenciar com antecedência os documentos obrigatórios para a matrícula nas faculdades e universidades. Entre eles, o histórico escolar do ensino médio talvez seja o mais difícil de conseguir. O edital de algumas universidades, exigem duas cópias autenticadas do documento, que deve ser solicitado ao colégio onde o candidato estudou.
Nas escolas particulares, o histórico costuma ser emitido automáticamente após o fechamento das notas dos alunos do 3º ano. O problema é que, dependendo da instituição, as provas finais podem ser aplicadas e corrigidas em outubro, novembro ou mesmo em meados de dezembro.
TIRA-DÚVIDAS
> Todas as faculdades e universidades exigem o histórico?
Normalmente as instituições de ensino solicitam o histórico, mas o candidato deve ler o edital do concurso para verificar a documentação exigida.
> Terminei o ensino médio há muitos anos. A escola ainda vai ter o meu histórico?
Sim. Tanto nas escolas particulares quanto nas públicas há pastas individuais dos alunos e ex-alunos, nas quais o histórico fica arquivado. A qualquer momento o interessado pode requerer o documento à secretaria do estabelecimento de ensino.
> E se eu precisar me matricular em uma faculdade antes de terminar o 3º ano?
Algumas universidades aceitam uma declaração de que o estudante está concluindo o ensino médio. Garanta pelo menos essa declaração com seu colégio e verifique com a faculdade se esse documento é aceito.
fonte: Jornal "Gazeta do Povo" - Encarte Vestibular - Curitiba - 20/10/08
Um comentário:
o histórico escolar so tem as notas finais ou de todos os bimestres?
Postar um comentário