Confira as precauções que o passageiro pode tomar:
1 - Avise a empresa aérea caso precise de atendimento especial. Isso deve ser feito no momento da compra da passagem.
2 - Antes de seguir para o aeroporto verifique a documentação (validade do passaporte e do visto para vôos internacionais, autorização do Juizado de Menores para crianças e adolescentes viajando sem os pais). O embarque é autorizado com documentos originais com foto ou cópias autenticadas.
3 - Evite despachar bens de valor (como jóias ou eletroeletrônicos). Se houver essa necessidade, é possível declarar o valor dos bens no check-in.
4 - Coloque etiquetas de identificação nas bagagens (nome, endereço, telefone).
5 -Fique atento a itens que possuem restrição ou são proibidos para o transporte em aeronaves, como por exemplo líquidos inflamáveis ou combustíveis, corrosivos, etc...
6 - Saia de casa com antecedência. O passageiro deve se apresentar para check-in no mínimo 1 hora de antecedência em vôos domésticos e 2 horas em vôos internacionais.
DIREITOS DO PASSAGEIRO
> Pela regulamentação em vigor, o passageiro tem direito a receber assistência da companhia aérea em casos de atrasos e cancelamentos superiores a quatro horas do horário marcado para o vôo.
> Essa assistência consiste em alimentação, comunicação (telefonemas ou e-mails em quantidade razoável para avisar sobre o atraso), hospedagem (se for o caso, para pessoas que não residem na localidade do embarque) e transporte entre o aeroporto e a hospedagem providenciada pela empresa.
fonte: Anac - Jornal "Gazeta do Povo", Curitiba - 20/12/08
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