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Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

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"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

sábado, 20 de dezembro de 2008

Até usuários experientes caem no conto da loja falsa

Recomendação é procurar sites idôneos e não esquecer de calcular custos adicionais, como frete.
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As opções para compra on line são inúmeras. Grandes lojas do varejo, blogs e até comunidades de sites de relacionamento. Com tanta oferta, como ter certeza da idoneidade dos vendedores? E que medidas básicas de segurança tomar? > a manutenção do computador atualizado > a atenção do consumidor aos detalhes sobre a empresa. O diretor de tecnologia da consultoria On line Brasil, Adriano Filadoro, diz que o usuário deve ter antivírus, antispyware e o sistema operacional atualizado. "Deve-se evitar baixar softwares não confiáveis, que podem ser armadilhas capazes de capturar senhas e dados dos usuários". Cautela sempre faz bem, diz Procon Adriano, reforça a necessidade de verificar se a certificação do site está dentro da validade. "Basta clicar sobre o 'cadeado' na barra inferior do navegador para abrir uma janela com as informações do certificado emitido. Certificados vencidos podem não garantir segurança ao usuário." No momento da compra o Procon recomenda conferir com atenção as especificações sobre o produto ou serviço adquirido, lembrando de somar o valor do frete e verificar se há cobrança de despesas adicionais. "Muitas reclamações são dessa natureza. Às vezes um produto acaba ficando mais cardo do que em uma loja de rua, quando se soma os valores de encargos", diz Ivanira Gavião Ribeiro, coordenadora do Programa de Orientação e Proteção ao Consumidor (Procon-PR). Outra recomendação para o consumidor é exigir a emissão de uma nota fiscal "virtual". A coordenadora do Procon explica ainda que o consumidor que faz compras fora de estabelecimento físico, seja por internet, telefone ou catálogo, tem o direito de desistir da compra até sete dias antes ou depois de o produto ser entregue. Além disso a loja virtual é obrigada a oferecer mais de uma forma de pagamento. No caso de comprar em sites internacionais o procedimento de reclamações posteriores é mais difícil. "A atenção do consumidor tem que ser maior, pois as lojas on line do exterior não têm representação no Brasil. Então não há para quem reclamar", observa Ivanira. DICAS O risco de adquirir mercadorias pela internet é o mesmo de fazer compras por catálogo - a confiabilidade do vendedor e a forma de fazer o pagamento são pontos de risco. Abaixo, algumas sugestões para não ter problemas. > Mantenha antivírus, antispyware e o sistema operacional sempre atualizados. Para isso dê preferência aos softwares originais. > É extremamente importante utilizar computadores confiáveis para realizar compras online. Procure não utilizar computadores de terceiros ou lan houses, por exemplo. > Evite fazer compras em sites desconhecidos ou que não tenham sido recomendados. > Caso você tenha efetuado a compra em um site pela primeira vez, passando todos os dados pessoais e do cartão de crédito ou débito, anote todas as informações da empresa em questão (telefone, endereço, cnpj, etc...) para o caso de haver reclamações. > Todos os sites com boa reputação expõem claramente os detalhes de segurança, a fim de tranqüilizar os clientes. Leia atentamente e mande e-mail em caso de dúvida. > Verifique se o produto escolhido oferece manual e certificado em português. É importante também ficar atento aos procedimentos em caso de devolução de um produto com defeito, como é cobrado o frete e os prazos para a solução dos problemas. > Os direitos do consumidor são os mesmos para comprar online ou em lojas físicas. Por isso, em caso de problemas com a empresa, o Procon recomenda que o consumidor procure uma unidade do Procon e peça ajuda. Segundo a coordenadora do Procon-PR as ações envolvendo empresas de internet, tem sido resolvidas com agilidade.
fonte: Jornal "Gazeta do Povo", Curitiba - 08/12/08

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