A Itautec, empresa de tecnologia do grupo Itaú, pôs no ar na semana passada para download gratuito a versão 3.0 do Librix Desktop, distribuição Linux desenvolvida pela companhia. O software tem interface amigável, que lembra o Windows, e traz efeitos visuais em três dimensões.
Para que esses recursos funcionem perfeitamente, o sistema exige que o computador tenha 512 MB de RAM e uma placa de vídeo com suporte a 3D. Em relação à versão anterior, a nova edição do Librix incorporou melhorias na auto-configuração, o que vai facilitar o trabalho de usuários menos experientes.
O sistema da Itautec inclui aplicativos de maior utilização por usuários domésticos e corporativos, como editor de textos e de imagens, planilha eletrônica, banco de dados, gerador de apresentações, navegador web, cliente de e-mail, exibidor de vídeos, reprodutor de músicas e ferramente de mensagens on-line, entre outros.
A compatibilidade do computador com o software pode ser testada com uma ferramente que verifica, antes da instalação, se o hardware suporta o sistema. Nascido a partir de uma parceria em pesquisa e desenvolvimento com a Unicamp, o Librix Desktop 3.0 oferece também assistentes amigáveis para configurações de mouse, modem, teclado, conexão banda larga, firewall pessoal, impressoras, configurações regionais e muitas outras. A empresa fornece suporte ao Librix apenas em contratos corporativos e também para os usuários que adquirirem computadores com o sistema operacional embarcado.
fonte: Jornal "Gazeta do Povo", Curitiba - 15/12/08
Nenhum comentário:
Postar um comentário