Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Evite as gafes nas festas

Com a chegada do fim do ano são comuns as confraternizações típicas da época. Os jantares da empresa, festas com amigos, Natal e réveillon. Saber se comportar nessas ocasiões - tanto como anfitrião quanto como convidado - é fundamental.
PARA NÃO ERRAR Confira as dicas de comportamento das consultora de etiqueta para as festas de fim de ano. CONVIDADOS > Sempre chegue depois do horário marcado, mas não abuse. Entre 15 minutos e meia hora é o limite ideal. Algum imprevisto pode ocorrer na organização do evento e assim o anfitrião terá tempo para resolver. > Só falte em casos extremos e justifique depois. É elegante enviar uma lembrança para se desculpar. > Nunca envie pessoas em seu lugar nem leve ninguém sem ser convidado. Se você não for íntimo do anfitrião não é elegante perguntar se pode levar um acompanhante ao evento. > Responda a todo e qualquer convite de festa. Não esqueça de confirmar presença caso seja solicitado. > Se a comemoração for na casa de alguém procure levar uma lembrança ao anfitrião. É importante pesquisar o gosto do dono da casa para não errar na escolha. Caso leve flores, opte por aquelas que já estão plantadas e que não precisem de vaso para serem exibidas. Quem recebe pode não estar preparado para procurar um vaso. > Não vista roupas inadequadas - decotes, transparentes, curtas demais e com a barriga à mostra. > Não seja o último a ir embora, o anfitrião pode estar cansado. > Não fume se não houver cinzeiros nas mesas. > Nas festas de empresa não exagere nas bebidas alcóolicas. Estas ocasiões são sempre uma ótima oportunidade pra você melhorar seu network. Não perca esta chance comportando-se como se estivesse na última festa da sua vida. Mesmo sendo um dia de comemoração você está no ambiente do seu trabalho. COMO ANFITRIÃO - Em festas formais o correto é enviar convites impressos com a assinatura do anfitrião no mínimo com 15 dias de antecedência. - No caso dos eventos informais, o convite pode ser feito pelo telefone ou pessoalmente, no mínimo uma semana antes. - Nunca mande recados ou peça para outra pessoa fazer o convite por você. - Receba os convidados na porta e ao final da festa leve-os até a saída. - Em comemorações informais, com a família ou amigos muito próximos, não há problema em pedir para os convidados levarem um prato de comida ou bebidas. - Procure estar bem vestido e evite brilhar mais do que os convidados. - Deixe seus convidados à vontade. Não esqueça de apresentá-los aos demais. - Procure dar atenção a todos os convidados da mesma forma. Nas mesas, coloque os homens e mulheres intercalados e os casais um de frente para o outro.
fonte: Jornal "Gazeta do Povo", Encarte "Bom Gourmet",
Curitiba-11/12/08

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS