Planeje
Antes de ir às lojas, pense no que você gostaria de dar de presente para as pessoas de sua lista, assim você economiza tempo e terá uma idéia daquilo que está procurando.
Crie um orçamento
Estabeleça um valor para gastar desde o início, que deve ser respeitado. É muito comum gastar demais sem o devido planejamento com as compras de Natal e de Ano Novo, o que pode levar ao arrependimento na hora de conferir o extrato bancário.
Não leve dinheiro vivo
Nessa época, todos sabem que as pessoas saem de casa para as compras com mais dinheiro do que o comum. Por isso, evite correr riscos e faça compras mais seguras com seu cartão de débito ou crédito. Além disso, muitas lojas de departamento oferecem descontos para pagamentos a prazo com cartões. Esta é uma maneira de não exceder seu orçamento.
Proteja suas informações pessoais
Tome cuidado ao revelar seus dados pessoais na hora de realizar compras online ou por telefone. Pergunte como essas informações serão utilizadas e quem terá acesso às mesmas. Todo cuidado é pouco na hora de realizar compras pela Internet ou pelo telefone.
Só compre on-line em sites conhecidos
Somente faça compras com empresas que você conhece, confia e que são sérias. Lembre-se que você vai compartilhar com essas lojas seu nome, número do seu cartão e provavelmente seu endereço e telefone.
Guarde os comprovantes
Você deve guardar todos os comprovantes da compra em um lugar fácil de lembrar. Desta maneira a documentação estará disponível para possíveis dúvidas e explicações posteriores.
Presentei com vale-presentes
Se a busca pelo presente perfeito para seus amigos e parentes não é seu passatempo preferido, existem vale-presentes, que são uma boa opção para cada um escolher seu próprio presente.
É bom estar atento
Pois nem todas as promoções representam ganho de custo e benefício para o consumidor.
VERIFIQUE E TESTE OS PRODUTOS NA LOJA
- Perfumes e cosméticos
Na rotulagem deste produtos devem constar o número de registro no órgão competente, prazo de validade, composição, volume/quantidade, condições de armazenamento, dados sobre o fabricante ou importador.
- Produtos têxteis
Na etiqueta de identificação o consumidor deve conferir dados do fabricante ou importador. De acordo com o tecido, o consumidor deve proceder de formas diferenciadas na hora de lavar, passar ou aplicar alvejantes. Ao comprar roupas, certifique-se sobre as trocas.
- Eletroeletrônicos
Solicite, no local da compra, uma demonstração de funcionamento do aparelho. Informações quanto ao gasto de energia são muito importantes. Prefeira produtos certificados com o selo de organismos de inspeção. Observe se a voltagem do produto (110 ou 220V) é compatível com a tensão do imóvel.
- Brinquedos
Compre apenas os que têm selo do Inmetro. Considere o gosto, o interesse, a habilidade e a limitação da criança, dando preferência aos mais educativos. Observe a faixa etária para a qual o brinquedo é destinado. Leia atentamente as instruções de uso e recomendações existentes nas embalagens.
- Enfeites de Natal
Antes de comprar as populares decorações conhecidas como pisca-pisca, fios com lâmpagas em série e acendimento contínuo ou controlado, fique atento às embalagens: nome do fabricante, instruções e informações em língua portuguesa, além da tensão em volts. É importante observar que a tomada ou plugue devem ser de componentes metálicos em cobre, liga de cobre, alumínio ou latão. Esse material não pode ser ferroso, pois pode provocar superaquecimento e, conseqüentemente, curtos-circuitos ou incêndios. Teste sempre antes de comprar e na hora de ligar evite o uso de benjamins.
- Cesta de Natal
Verifique a data de validade dos alimentos. Se a encomenda for feita por telefone informe-se sobre seu conteúdo comparando preços com outros locais. Saiba as formas de pagamento, número de itens, quantidade, qualidade, tipos de produtos, marcas, se estão inclusos artigos não alimentícios e data de entrega. É recomendável que o consumidor solicite um documento por escrito constando tudo o que for combinado.
- Compras pela Internet
É importante checar o valor das despesas com frete e taxas adicionais. Ao "navegar" por sites desconhecidos, certifique-se de que os responsáveis pela página e as mercadorais oferecidas sejam confiáveis. O Código de Defesa do Consumidor estabelece que as compras realizadas fora do estabelecimento comercial podem ser canceladas e m até sete dias, contados da assinatura do contrato ou do recebimento do produto ou serviço. Ao receber a mercadoria, verifique se tudo está de acordo; se houver alguma irregularidade, o produto deve ser devolvido. O Código de Defesa do Consumidor estabelece prazo de 30 dias para reclamações para produtos não duráveis e de 90 dias para itens duráveis.
fonte: Jornal do Estado, Curitiba - 22/12/08
Nenhum comentário:
Postar um comentário