Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

O modelo certo para a ocasião especial

O tipo de copo utilizado na degustação de espumantes, champanhes e frisantes é fundamental para garantir a desgustação de todas as características da bebida. O formato mais alongado é o ideal.
Nada melhor do que brindar as alegrias do Natal e as realizações do ano que passou com um bom espumante. Utilizar a taça certa é fundamental para preservar as propriedades da bebida e fazer um brinde à altura. De acordo com o sommelier Luiz Fernando Natale, da Miolo Wine Group, de São Paulo, a taça tipo flûte, ou flauta em português, é considerada ideal para a degustação dos espumantes e frisantes em geral. "Com o diâmetro pequeno e com hastes mais compridas, as taças para espumantes apresentam design alongado. O formato mantém o perlage, ou as borbulhas, por mais tempo, além de permitir que o espumante entre em contato com as partes laterais da língua - responsável pela identificação da acidez", diz. De acordo com Natale, a boca ou abertura da taça deve ser mais fechada para impedir que o gás carbônico se desprenda e leve o aroma. Outra dica é que a taça deve ser segurada pela base ou haste. "Isso serve para evitar que o calor dos dedos altere a temperatura da bebida", diz. Segundo Katty Caroline Conceição, instrutora de bar do Senac-PR, o sabor do espumante vem do equilíbrio harmônico entre a sensação visual, olfativa e gustativa. Por isso, as taças coloridas e muito lapidadas não são as mais indicadas para a degustação da bebida. "Para uma análise visual correta deve-se utilizar taças transparentes. Somente desta forma é possível identificar a coloração e analisar bem o espumante", diz. A quantidade servida no copo também pode interferir na qualidade da bebida. "Não é aconselhável encher a taça até o final. O ideal é servir dois terços do copo. O espumante esquenta muito rápido e o aroma pode ser perdido", explica a instrutora. Em festas grandes, com bastante convidados, é comum que as pessoas misturem os copos de bebida uma com as outras. Para evitar este tipo de problema, os anfitriões podem contar com os berloques ou identificadores de taças. São argolinhas penduradas nas hastes das taças, com pingentes em cores ou formatos diferentes. Os objetos trazem um elemento a mais de decoração, limitam os copos a serem lavados posteriormente e evitam o desperdício da bebida. COMO LIMPAR Para evitar manchas e resíduos que interferem no sabor do espumante, a limpeza das taças deve ser feita de forma correta. Confira as dicas: > Não use máquina de lavar louça. > Evite o uso de detergentes. Sabão neutro é uma boa opção. > Utilize água bem quente (até 60 graus). > Enxágüe bem as taças. > Para secar, opte por panos de prato de linho porque o tecido não solta fiapos. > O polimento deve ser feito uma hora antes da utilização das taças e, ao guardá-las, depois da higienização. O produto mais indicado é o álcool 70-líquido que tem função bacterícida e tira-manchas.
fonte: Jornal "Gazeta do Povo", Encarte "Bomgourmet",
Curitiba - 11/12/08

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS