Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

quinta-feira, 25 de dezembro de 2008

Feliz Natal! Boas-festas! E muito estresse

Pesquisa comprova que o nível de esgotamento do brasileiro sobe 75% em dezembro.
Quando chegar o fim do ano, os votos de felicidades e boas-festas se multiplicam. As férias começam a ficar mais próximas e, depois de longos meses de trabalho, o pensamento geral é poder usufruir de sombra e água fresca. Porém, a data que deveria trazer motivos para comemoração está longe de ser sinônimo de alegria para todos. Atualmente, os últimos dias do calendário vêm acompanhados de preocupação, nervosismo e muito, muito estresse. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Isma-BR (International Stress Management Association-Brasil), entidade voltada à prevenção e tratamento do estresse. O estudo feito com 678 homens e mulheres de 25 a 55 anos, comprovou que o nível de estresse dos brasileiros aumenta 75% no mês de dezembro. Em torno de 80% dos entrevistados disseram se sentir sobrecarregados com as responsabilidades extras que surgem nesta época do ano. "Além da pressão das atividades profissionais, surgem as preocupações com a organização das festas e a programação das férias", explica a psicóloga Ana Maria Rossi, presidente da Isma-BR. Para 60% dos participantes da pesquisa, o estresse está diretamente ligado ao excesso de planejamento no trabalho e na vida pessoal. Outros 25% afirmaram ficar mais preocupados por causa dos gastos adicionais com presentes e festas. "O fator financeiro pesa muito para aumentar a tensão", afirma Ana Maria. "As despesas aumentam nessa época e existe o medo de perder o emprego na volta das férias." Profissionais que ocupam cargos de chefia tendem a sentir uma pressão ainda maior nos últimos 31 dias do ano. Isso porque, além de responderem pela própria função, têm de coordenar as atividades dos outros funcionários. VÁ COM CALMA! Veja como identificar e fugir do estresse: Sintomas - Dores de cabeça e no corpo, dificuldades para dormir, azias ou enjôos, acompanhados de uma forte carga emocional, com ansiedade, irritação e queda na concentração. Pode levar a alterações no comportamento, como o uso abusivo de drogas e álcool. Prioridades - Planeje e priorize as demandas que você pode e quer atender. Ou seja, faça apenas o indispensável. Organização - Reorganize suas atividades. Hábitos - Procure manter um estilo de vida e hábitos saudáveis. Pratique atividades físicas e recupere noites maldormidas. Com os outros - Valorize os relacionamentos mais íntimos. Fique perto de pessoas que você gosta e evite se encontrar com quem não gosta. Com você - Conviva consigo mesmo, se paparique mais e atenda suas próprias necessidades. Especialista - Se nada der certo, procure ajuda profissional.

fonte: Jornal "Gazeta do Povo", Curitiba - 23/12/08

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS