Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

sábado, 20 de dezembro de 2008

Pistache faz bem para o coração


Espécie de primo rico das nozes, o pistache costuma ser visto nas mesas das festas de fim de ano. Porém, há motivos para consumir o alimento durante todo o ano, principalmente por ele ter substâncias que ajudam a saúde cardiovascular. "O pistache é rico em gorduras monoinsaturada e poliinsaturada, que auxiliam o bom funcionamento do coração", afirma Anita Sachs, nutricionista daUnifesp (Universidade Federal de São Paulo). De acordo com Dan Linetzky Waitzberg, nutricionista do Hospital Santa Catarina e professor associado de gastroenterologia da faculdade de medicina da USP (Universidade de São Paulo), há estudos que relacionam o consumo de pistache à redução do LDL, conhecido como colesterol ruim.

Uma outra pesquisa associou a ingestão de pistache ao controle da diabete. "Segundo o estudo, o pistache diminui a absorção de carboidratos, quando consumido com eles. Com isso, há menos concentração de glicose no sangue", explica Waitzberg. O alimento também tem outras boas características. Em uma comparação com o amendoim, a noz sai ganhando. Enquanto o amendoim tem 0,26 mg de vitamina B6 - nutriente relacionado à produção de serotonina no organismo -, o pistache tem 1,27 mg. A noz também tem o dobro de cálcio, importante para a formação de dentes e ossos. "O pistache ainda tem boa quantidade de fósforo, que regenera células e está ligado à otimização da absorção de carboidratos, proteínas e gorduras", diz o nutricionista. Além disso, o alimento tem cobre, ferro, magnésio, potássio, selênio e tiamina. "A presença de substâncias antioxidantes, como as vitaminas A e E e o zinco, está ligada à prevenção do câncer e do envelhecimento precoce", pontua Anita.

SAIBA MAIS:
> O pistache é calórico?
Sim. Por conta da grande presença de gordura, cada 100 g. do alimento tem 500 calorias.

> Existe alguma contra indicação?
Pessoas hipertensas devem evitar o consumo do pistache, principalmente o industrializado, que tem muito sal. Quem está de dieta também pode passar longe da semente, que é muito calórica.

> Qual é a melhor forma de consumo?
O melhor a fazer é comprar o pistache fresco, torrá-lo em casa e não salgar. Porém, é muito difícil encontrá-lo para vender dessa forma. Normalmente, o pistache já vem torrado e salgado na embalagem. O preço também não é muito atrativo. Um pacote de 100 g. da noz torrada custa em média R$ 13. A fruta seca pode ser consumida pura, em saladas, massas, arroz e sorvetes.

fonte: Jornal "São Paulo Agora", Encarte "Revista da Hora",
por Juliana Ventura - 07/12/2008

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS