Antes da compra, é preciso verificar documentação e a parte mecânica
Comprar um carro usado diretamente de um proprietário particular, em feirões ou classificados, requer cuidados adicionais por parte do comprador. Ao contrário do que acontece em concessionárias e lojas especializadas, normalmente o veículo é vendido sem garantias contra eventuais defeitos que venham a surgir.
Antes de checar se a parte mecânica está em boas condições, a principal providência é verificar se a documentação do carro está em ordem. Hoje em dia, isto pode ser feito facilmente pelo computador. As páginas do Departamento Nacional de Trânsito e das Secretarias da Segurança Pública e da Fazenda trazem, respectivamente, informações sobre a procedência, multas e recolhimento de IPVA de todos os carros (veja abaixo).
As informações que estão nos documentos precisam ser confrontadas com o próprio carro. Embora este trabalho possa ser feito pessoalmente, há no mercado profissionais especializados neste serviço. As empresas de perícia automotiva realizam a checagem de toda a documentação com os órgãos oficiais, conferem as gravações dos números dos documentos no carro. Elas também veem se o veículo não tem origem em leilão ou em seguradora -fato que reduz o valor de mercado.
Outra informação fundamental que as perícias providenciam é quanto a possíveis danos na estrutura do carro. Os especialistas examinam o carro inteiro atrás de indícios que possam indicar que o carro tenha sido batido. O serviço de uma empresa dessas custa cerca de R$ 60, e não inclui a avaliação mecânica (veja abaixo), que deve ser feita por um mecânico de confiança.
CUIDADOS A TOMAR AO COMPRAR UM CARRO USADO
A - DOCUMENTAÇÃO
Antes de fechar negócio, cheque os documentos do carro.
1. Confira se a numeração do chassi -o número aparece no motor e nos vidros -é a mesma que aparece no documento.
2. As placas também têm que conferir com o documento.
3. Verifique a procedência do carro no site do Denatran (http://www.denatran.gov.br/).
4. Veja se não há atraso no pagamento de Multas, do IPVA e do DPVAT (http://www.dpvatseguro.com.br/dpvat_em_dia/Consulta.asp).
B - VISTORIA
Na hora de escolher o carro, peça a ajuda de alguém que entenda de mecânica. Se não for possível, procure levá-lo a uma oficina mecânica de confiança. É preciso examinar o veículo com atenção, tanto parado como em movimento.
C - MECÂNICA E ELÉTRICA
1. Teste os amortecedores empurrando o carro para baixo e segurando-o. Se ao soltá-lo, o veículo balançar mais de duas vezes é sinal de que os amortecedores estão em más condições. 2. Com o carro em movimento, freie. Se houver ruídos é porque as pastilhas estão gastas. Se o carro puxar para algum lado, pode ser que haja problema na suspensão.
3. Engate todas as marchas e observe se há algum barulho anormal -que pode indicar problema na caixa de transmissão.
4. Verifique comandos como os dos faróis, dos limpadores de parabrisas, do desembaçador, dos piscas, além de luzes de freio, buzina e velocímetro, para ver se não há curto-circuito ou outro problema eletrico.
D - LATARIA E APARÊNCIA
1. Examine o carro à luz do dia, jamais em locais fechados e escuros.
2. Procure por ondulações e pequenos amassados na lataria e confira se as portas e o capô, quando fechados, se encaixam perfeitamente. Desníveis são sinal de que o carro foi batido.
3. Bata os dedos na lataria e fique atento para diferenças de barulho. Se o som é mais abafado em algum ponto, é sinal que ali foi colocada massa plástica e, portanto, o carro foi batido.
4. Bolhas na pintura são sinal de ferrugem.
5. Verifique o estado dos pneus. Pneus carecas são grande risco à segurança e a troca por novos sai caro.
6. Sente-se nos bancos para testar o seu estado. Dê atenção, também, às condições de retrovisores, parachoques, lanternas e freios de mão e de pé.
fonte: Jornal "São Paulo Agora", Caderno Máquina - 25/04/09
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