Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

terça-feira, 26 de maio de 2009

Feijão tem ferro e proteína

Leguminosa muito utilizada na culinária brasileira, da mesma família que a lentilha, a ervilha, o grão-de-bico e o tremoço, o feijão é um alimento para ser consumido diariamente. Fonte de ferro, proteína e energia, ele pode ser encontrado no supermercado ou na feira, de maneira variada, como o branco, o preto, o carioca e o fradinho.
Mas é importante ressaltar que ele não substitui o consumo de carne em relação à necessidade de ferro. "A absorção do feijão pelo organismo é 50% menor do que a absorção da carne", afirma Carla Gonzales Rossini, nutricionista do Hospital Santa Catarina, que aproveita para dar uma dica. "Não dá para achar que o feijão vai suprir toda a necessidade de ferro do organismo, mas é possível potencializar isso. Se você comer um prato de arroz e feijão enquanto toma um copo de suco de laranja, é melhor, pois a vitamina C presente no suco aumenta a capacidade de absorção do ferro."
Se a laranja é uma boa opção, derivados de leite devem ser evitados quando há feijão ou outras leguminosas no cardápio. "O cálcio diminui a absorção de ferro. Se você tomar um iogurte de sobremessa após comer feijão ou uma couve refogada, o organismo não ganhará tanto ferro", fala Carla.
Já a nutricionista Anita Sachs, do departamento de medicina preventiva da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo), destaca que o feijão é insuficiente para combater a anemia. "É importante desmitificar isso." Carla concorda; "Nada substitui a carne no combate à anemia".
SAIBA MAIS
> Os diferentes tipos de feijão possuem os mesmos nutrientes? Sim. Todos os tipos de feijão possuem ferro. As propriedades nutricionais são praticamente as mesmas, o que ocorre é uma variação de pigmentação.
> Quais os cuidados na hora de comprar o alimento? Estar sempre atento ao prazo de validade quando adquirir o alimento em supermercados e procurar não comprar pacotes que contenham grãos estragados.
> O que causa a anemia? A doença é caracterizada por uma deficiência de hemácias ou hemoglobina no sangue. Frequentemente, produz sintomas como palidez, falta de energia e fadiga.
> O feijão é calórico? Sim. Cada duas colheres de sopa de feijão contêm cerca de 65 calorias.
> De onde vem o feijão? O feijão é semente do feijoeiro. A planta é cultivada em várias regiões, com inúmeras variedades, pelos frutos verdes (a vagem), comestíveis após cozimento, e especialmente pelas sementes (o feijão), ricas em proteínas e muito utilizadas na alimentação humana, após secagem e cozimento.
fonte: Jornal "São Paulo Agora", Encarte Revista da Hora - 24/05/09

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS