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DATA

sábado, 9 de maio de 2009

Use as avaliações da empresa a seu favor

Quando o chefe convida um funcionário para conversar na sala dele, a maioria dos profissionais teme a possibilidade de uma bronca ou de uma demissão. A avaliação feita periodicamente pela empresa, no entanto, é uma possibilidade de crescer profissionalmente, desde que a pessoa saiba aproveitar as dicas dos superiores. "Com os avanços da tecnologia e da globalização, as empresas precisam de resultados mais rápido. Por isso, têm investido nas avaliações dos profissionais", afirma Renata Gentil, consultora de recrutamento e seleção da Ricardo Xavier Recursos Humanos. Há dois tipos principais de avaliação. Uma delas é o "feedback" - retorno, em inglês -, em que o superior conversa como profissional sobre possíveis falhas ou pontos positivos na atuação do funcionário. "É imprescindível para melhorar o trabalho. O grupo todo deve receber bem esse tipo de conversa", explica Renata. Outro tipo de avaliação é a de competências, que determina o perfil do funcionário e permite que ele seja recolocado quando uma vaga mais adequada às suas características é aberta. "É assim que a empresa pode identificar os talentos dentro da própria companhia", acrescenta a consultora, que diz ser importante ouvir, argumentar, entender e questionar para aproveitar a avaliação da melhor forma. Jogue a seu favor Os consultores afirmam que os funcionários devem pedir sugestões ao empregador de como atingir os objetivos propostos. Quem precisa desenvolver a liderança, por exemplo, deve ir atrás de cursos. Livros são interessantes desde que a leitura seja feita procurando exemplos de como melhorar no aspecto indicado na avaliação. Para melhorar a iniciativa, depois de ler os livros voltados para o desenvolvimento da criatividade, é interessante repensar em como poderia agir para surpreender. Gláucia Santos, consultora de recursos humanos da consultoria Catho, afirma que o ideal é que as avaliações sejam feitas de seis em seis meses, mas os "feedbacks" podem acontecer mensalmente. Quem decide a periodicidade é a empresa. "Dentro desse período, serão analisadas algumas características, como assiduidade, produtividade, se as metas foram alcançadas e se o profissional tem um bom autocontrole", afirma. COMO FUNCIONA Principais pontos avaliados: . Assiduidade . Produtividade . Se o funcionário alcançou as metas que a empresa tem para o período . Se é um profissional que tem autocontrole . Se a pessoa demonstra comprometimento com a empresa > Avaliação de desempenho ("feedback"): - A análise é feita pelo chefe. - Acontece periodicamente. - É o momento de o profissional ver como a empresa está vendo as melhorias que estão sendo feitas. - É interessante verificar qual a visibilidade que se tem dentro da companhia. - Se o profissional está com desempenho ruim ou desmotivado, é importante que o chefe passe a ele sua importância dentro da empresa. - Os "feedbacks" devem ser feitos individualmente. O profissional não deve ser exposto. > Avaliação de competências: - Os funcionários participam de várias atividades para que a empresa defina as competências. - A análise é feita pelo RH e ocorre durante um período determinado. - Os funcionários trazem aspectos vivenciados. - O conhecimento das habilidades é dado pela atitude frente a cada situação. - Alguns processos servem para buscar dentro da própria empresa o profissional procurado para determinado cargo. > Como lidar com a avaliação: - Uma conversa é sempre importante. O material por escrito pode não ser suficiente para que o profissional compreenda exatamente a avaliação. - As avaliações devem ser bem-vindas pelo grupo porque ajudam a desenvolver os funcionários. - É a partir da avaliação que o profissional pode trabalhar suas falhas. - A abertura do profissional à avaliação é imprescindível para que a empresa possa identificar talentos dentro do grupo. - Durante essa conversa, é importante ouvir, argumentar, entender e questionar. - Pergunte ao chefe como atingir os objetivos propostos. - Sugestões de livros e cursos devem ser seguidas. - É o profissional quem vai ter de perceber a falha e desenvolver uma maneira de revertê-la.
- A periodicidade das avaliações depende da estratégia da empresa. É importante que o empregador e o funcionário pensem nas metas de acordo com os testes. Se as avaliações são semestrais, as metas devem ser estabelecideas para depois de seis meses.
> Trabalho em equipe Busque maneiras de melhorar o convívio: - Manter em mente que o trabalho só será concretizado se a equipe estiver unida. - Valorizar as pessoas. - Saber o nome de todos os membros da equipe. - Tentar formar um grupo sólido.
fonte: Jornal "São Paulo Agora", Encarte Revista da Hora - 02/11/09

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