Quando o chefe convida um funcionário para conversar na sala dele, a maioria dos profissionais teme a possibilidade de uma bronca ou de uma demissão. A avaliação feita periodicamente pela empresa, no entanto, é uma possibilidade de crescer profissionalmente, desde que a pessoa saiba aproveitar as dicas dos superiores. "Com os avanços da tecnologia e da globalização, as empresas precisam de resultados mais rápido. Por isso, têm investido nas avaliações dos profissionais", afirma Renata Gentil, consultora de recrutamento e seleção da Ricardo Xavier Recursos Humanos.
Há dois tipos principais de avaliação. Uma delas é o "feedback" - retorno, em inglês -, em que o superior conversa como profissional sobre possíveis falhas ou pontos positivos na atuação do funcionário. "É imprescindível para melhorar o trabalho. O grupo todo deve receber bem esse tipo de conversa", explica Renata.
Outro tipo de avaliação é a de competências, que determina o perfil do funcionário e permite que ele seja recolocado quando uma vaga mais adequada às suas características é aberta.
"É assim que a empresa pode identificar os talentos dentro da própria companhia", acrescenta a consultora, que diz ser importante ouvir, argumentar, entender e questionar para aproveitar a avaliação da melhor forma.
Jogue a seu favor
Os consultores afirmam que os funcionários devem pedir sugestões ao empregador de como atingir os objetivos propostos. Quem precisa desenvolver a liderança, por exemplo, deve ir atrás de cursos. Livros são interessantes desde que a leitura seja feita procurando exemplos de como melhorar no aspecto indicado na avaliação.
Para melhorar a iniciativa, depois de ler os livros voltados para o desenvolvimento da criatividade, é interessante repensar em como poderia agir para surpreender.
Gláucia Santos, consultora de recursos humanos da consultoria Catho, afirma que o ideal é que as avaliações sejam feitas de seis em seis meses, mas os "feedbacks" podem acontecer mensalmente. Quem decide a periodicidade é a empresa. "Dentro desse período, serão analisadas algumas características, como assiduidade, produtividade, se as metas foram alcançadas e se o profissional tem um bom autocontrole", afirma.
COMO FUNCIONA
Principais pontos avaliados:
. Assiduidade
. Produtividade
. Se o funcionário alcançou as metas que a empresa tem para o período
. Se é um profissional que tem autocontrole
. Se a pessoa demonstra comprometimento com a empresa
> Avaliação de desempenho ("feedback"):
- A análise é feita pelo chefe.
- Acontece periodicamente.
- É o momento de o profissional ver como a empresa está vendo as melhorias que estão sendo feitas.
- É interessante verificar qual a visibilidade que se tem dentro da companhia.
- Se o profissional está com desempenho ruim ou desmotivado, é importante que o chefe passe a ele sua importância dentro da empresa.
- Os "feedbacks" devem ser feitos individualmente. O profissional não deve ser exposto.
> Avaliação de competências:
- Os funcionários participam de várias atividades para que a empresa defina as competências.
- A análise é feita pelo RH e ocorre durante um período determinado.
- Os funcionários trazem aspectos vivenciados.
- O conhecimento das habilidades é dado pela atitude frente a cada situação.
- Alguns processos servem para buscar dentro da própria empresa o profissional procurado para determinado cargo.
> Como lidar com a avaliação:
- Uma conversa é sempre importante. O material por escrito pode não ser suficiente para que o profissional compreenda exatamente a avaliação.
- As avaliações devem ser bem-vindas pelo grupo porque ajudam a desenvolver os funcionários.
- É a partir da avaliação que o profissional pode trabalhar suas falhas.
- A abertura do profissional à avaliação é imprescindível para que a empresa possa identificar talentos dentro do grupo.
- Durante essa conversa, é importante ouvir, argumentar, entender e questionar.
- Pergunte ao chefe como atingir os objetivos propostos.
- Sugestões de livros e cursos devem ser seguidas.
- É o profissional quem vai ter de perceber a falha e desenvolver uma maneira de revertê-la.
- A periodicidade das avaliações depende da estratégia da empresa. É importante que o empregador e o funcionário pensem nas metas de acordo com os testes. Se as avaliações são semestrais, as metas devem ser estabelecideas para depois de seis meses.
> Trabalho em equipe
Busque maneiras de melhorar o convívio:
- Manter em mente que o trabalho só será concretizado se a equipe estiver unida.
- Valorizar as pessoas.
- Saber o nome de todos os membros da equipe.
- Tentar formar um grupo sólido.
fonte: Jornal "São Paulo Agora", Encarte Revista da Hora - 02/11/09
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