Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

sábado, 23 de maio de 2009

Aprenda a turbinar a sua alimentação

Aminoácidos, vitaminas, minerais, proteínas e gorduras são substâncias encontradas nos alimentos. Quando combinadas, elas podem potencializar os benefícios umas das outras. O problema é que, em alguns casos, elementos consumidos conjuntamente também conseguem anular as qualidades para o organismo humano.
Um prato de feijão com arroz pode soar trivial para os paladares mais sofisticados, entretanto é uma dica preciosa para quem deseja manter em dia a produção de proteínas pelo organismo, necessárias para construção de músculos e cabelos. "Esses dois alimentos vegetais são ricos em diferentes tipos de aminoácido, que, quando ingeridos separadamente, têm ação mínima. Mas, se consumidos juntos, acabam se transformando em uma espécie de matéria-prima para o nosso organismo. A proteína resultante de sua combinação fica tão boa quanto a proteína da carne, considerada um tipo mais elevado", afirma a nutricionista Viviane Laudelino Vieira, do Centro de Referência para a Prevenção e o Controle de Doenças Associadas à Nutrição da Faculdade de Saúde Pública da USP. "Essa mistura é muito importante, pois existem alguns aminoácidos que são indispensáveis ao nosso organismo, obtidos somente por meio da alimentação", completa a nutricionista Samantha Caesar, da mesma instituição.
Já a vitamina C, presente em frutas como limão, laranja e morango, aumenta a absorção do ferro de origem vegetal (encontrado na couve, no espinafre e na acelga) pelo organismo. "Recomenda-se que os vegetais sejam temperados com limão ou que a sobremessa seja uma porção de uma fruta ácida para obter o benefício", ensina Samantha. O mesmo efeito tem a combinação de alimentos ricos em vitamina A, como cenoura, agrião e fígado de boi, e fontes de ferro.
Efeito inverso tem a mistura de laticínios com a carne. "O leite e seus derivados são ricos em cálcio, que compete no organismo com o ferro de origem animal. Gestantes, crianças e idosos, que têm predisposição para desenvolver anemia, devem evitar comer carne com queijo, por exemplo", alerta Viviane.
Indispensável para a construção dos ossos, o cálcio, por sua vez, não é absorvido pelo corpo quando ingerido com cafeína, avisa o médico José Alves Lara Neto, da Abran (Associação Brasileira de Nutrologia). "O cálcio é praticamente 'deletado' do organismo pelo café."
COMBINAÇÕES ALIMENTARES A - BOAS MISTURAS > Arroz + feijão A associação dos diferentes tipos de aminoácido presente nos dois alimentos é transformada em proteína pelo organismo.
> Laranja + couve + feijão A vitamica C, presente na fruta, potencializa a aborção de ferro de origem vegetal, existente nos outros dois alimentos. Vale substituir a laranja por suco de morango ou de limão. Já o feijão pode ser trocado por outras leguminosas, como a lentilha e a ervilha.
> Pimentão + cenoura + espinafre + óleo de canola (ou azeite). Importante para o bom funcionamento do sistema imunológico, a vitamina A (existente nos vegetais) precisa da vitamina E (encontrada em óleos vegetais) para ser convertida, transportada e absorvida pelo organismo.
> Ovo + queijo A vitamina D, encontrada na gema do ovo, auxilia o organismo a absorver o cálcio, existente nos derivados do leite. Fígado e manteiga são outras fontes da vitamina, assim como o Sol.
B - COMBINAÇÕES QUE NÃO CAEM BEM > Queijo + carne O cálcio, presente no queijo, impede a absorção do ferro, cuja principal fonte é a carne. Crianças, idosos e gestantes devem evitar essa combinação, uma vez que são mais propensos a desenvolver anemia (causada pela falta de ferro no organismo).
> Café + leite A cafeína atrapalha a absorção de cálcio, encontrado em abundância no leite.
fonte: Jornal "São Paulo Agora", Encarte Revista da Hora - 24/05/09

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS