Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

sexta-feira, 1 de maio de 2009

Perguntas e respostas sobre a gripe suína

Confira abaixo 12 perguntas e 12 respostas sobre a gripe suína
1) Por que se chama gripe suína? A linhagem responsável pelo surto atual surgiu em criações de porcos e reúne genes de vírus que infectam suínos, aves e humanos. 2) Há risco em comer carne suína? Comunicado do Ministério da Saúde afirma que "o consumo de produtos de origem suína não representa risco à saúde das pessoas". Mas é essencial que a carne tenha sido cozida direito. Uma temperatura acima de 70ºC mata o vírus.
3) Como ocorre a transmissão? Como em qualquer gripe, ocorre pelo ar ou por contato direto com secreções de pessoas infectadas. No início, houve transmissão de porcos doentes para humanos. 4) Quais são os sintomas? São semelhantes aos de gripes comuns, sazonais: febre, tosse, garganta inflamada, dores pelo corpo, sensação de frio e fadiga.
5) Existe tratamento? Há remédios antivirais eficazes, mas devem ser administrados em até 48 horas depois do aparecimento dos primeiros sintomas da doença. 6) Como prevenir? Ainda não há vacina específica para o novo vírus, mas convém tomar a vacina para gripe comum, embora os benefícios sejam incertos. Alguns antivirais também podem ser usados preventivamente por profissionais de saúde que lidem com casos suspeitos. Quem vai viajar para áreas com a doença, pode levar remédios na mala. 7) É recomendável ter os antivirais em casa? Não. O uso indiscriminado do medicamento pode criar vírus resistentes. Vários países, inclusive o Brasil, têm estoques estratégicos do medicamento para serem distribuídos em caso de necessidade. 8) Como saber se estou com a gripe suína? Não há casos confirmados no Brasil. Pessoas com sintomas de gripe que viajaram para países onde há a doença devem procurar o serviço de saúde da sua cidade. 9) Qual exame detecta a doença? Um teste rápido confirma se a pessoa foi infectada por um vírus da gripe. Para saber se o vírus pertence à nova cepa, são necessários exames genéticos que demoram alguns dias. 10) Posso viajar para países com casos da doença? Especialistas afirmam que, caso seja possível, vale a pena adiar viagens para tais países. 11) Casão não possa adiar a viagem, quais as recomendações? Usar máscaras cirúrgicas nos locais afetados, não compartilhar objetos pessoais, evitar aglomerações e contato com doentes. 12) Que medidas posso tomar para evitar a infecção? Evite contato com pessoas que parecem não estar bem e que tenham febre e tosse. É importante também lavar as mãos frequentemente com água e sabão para evitar que o vírus se propague de suas mãos para a face ou para outra pessoa. Outra providência é limpar a maçaneta de portas com frequência, usando produtos normais de limpeza. Ao cuidar de uma pessoa gripada, o uso de máscara cobrindo o nariz e a boca diminui o risco de transmissão.
fonte: Jornal "Gazeta do Povo", Curitiba - 29/04/09

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS