Rodízio de pneus aumenta sua vida útil e preserva sua performance
Os pneus são a base de contato do carro com o solo e, dependendo das condições de uso, podem durar até bem mais do que 50 mil km. Mas, para evitar o desgaste prematuro, o rodízio é um procedimento essencial, somado ao balanceamento e ao alinhamento.
"Com o tempo, buracos e desníveis podem afetar a suspensão, alterando o alinhamento ou a inclinação das rodas, causando desgaste irregular dos pneus, afetando sua performance e reduzindo sua vida útil", explica Fábio Lopes, gerente de marketing do Pirelli. Segundo ele, os pneus, nessas circunstâncias, podem transmitir vibrações desagradáveis para a direção.
De acordo com Roberto Felippi, regional da rede de serviços automotivos DPaschoal, não são apenas as condições de nossas vias e estradas que contribuem para o problema. "Naturalmente, dependendo do modelo do carro e da configuração da suspensão, um dos lados da banda de rodagem do pneu tem um desgaste maior, por conta da inclinação das rodas. No caso de veículos com tração dianteira, os pneus da frente costumam durar menos."
O rodízio, portanto, é uma forma de contribuir para que os pneus se desgastem de maneira uniforme. Lopes recomenda que se faça o rodízio a cada 10 mil km rodados, de preferência juntamente com o balanceamento e o alinhamento. "O prazo pode ser mais curto caso o motorista perceba alguma vibração na direção ou se o carro começar a 'puxar' para a direita ou a esquerda", sugere o gerente da Pirelli. De acordo com ele, no caso de pneus radiais instalados em carros de passeio, o recomendável é fazer o rodízio sem trocar o lado. "Se um pneu que está na direita passar para a esquerda, inverte-se o sentido de giro. Com isso, podem ocorrer trepidações até que os pneus se acomodem na nova posição."
SAIBA FAZER O RODÍZIO DOS PNEUS
> Carros com tração dianteira
A troca é feita de acordo com o lado do carro: na direita, o pneu dianteiro vai para a traseira, e o traseiro vai para a frente. O mesmo ocorre no lado esquerdo.
> Carros com tração traseira, 4x4 ou integral
Os pneus dianteiros vão para a traseira, mantendo-se o lado. Já os pneus traseiros vão para a frente, porém, com lados invertidos.
> Rodízio com o estepe (*)
Na esquerda, o rodízio é feito entre os pneus dianteiro e traseiro. No lado direito, o pneu dianteiro vai para o lugar do estepe, que entra no lugar do pneu traseiro. Este, por sua vez, é colocado na dianteira.
(*) O recurso só vale quando o pneu do estepe é idêntico ao usado nas outras rodas, sendo do mesmo modelo e com as mesmas medidas.
fonte: Jornal "São Paulo Agora", Encarte Máquina, 16/05/09
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