Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

segunda-feira, 4 de maio de 2009

Mexerica tem poder diurético e digestivo


A mexerica ou tangerina é uma fruta asiática, proveniente da China,que caiu no gosto dos brasileiros. E não é para menos. Além de ser docinha, seus gomos são apreciados um a um, como um aperitivo. Cem gramas do alimento, o que equivale a uma fruta média, possuem cerca de 40 calorias. Apesar de não ser muito calórica, a mexerica dever ser consumida com parcimônia por quem está em dieta, já que é rica em carboidratos.

Mas são muitos os benefícios para a saúde. Vitaminas A, C e do complexo B, sódio, potássio, fósforo e magnésio são as principais substâncias com as quais o alimento contibui para o organismo, segundo a nutricionista Fabiana Guimarães, do Hospital Santa Catarina.

"Além de ser saborosa e suculenta, a mexerica é conhecida por seu efeito diurético, já que possui bastante água, e por seu efeito digestivo, por ser rica em fibras. Isso regula o hábito intestinal. Por esse motivo, consideramos a mexerica uma fruta laxativa", afirma Fabiana. Janaína de Fátima Ávila Amaral, nutricionista do departamento de pediatria e obstetrícia da Unifesp (Universidade Federal de São Paulo) ressalta que a fruta deve ser sempre consumida com o bagaço. "É nele que estão as fibras, que, além de colaborar para o bom funcionamento do intestino, aumentam a sensação de saciedade da pessoa." Segundo ela, a aparência alaranjada de frutas como a mexerica é uma característica marcante de alimentos ricos em vitaminas A. "Esse tipo de nutriente é lipossolúvel e desempenha papéis na visão, no crescimento, no desenvolvimento, nas funções imunológicas e na respiração", fala Janaína.

SAIBA MAIS
> Qual a recomendação na hora de comprar a mexerica?
Deve-se evitar comprar frutas que estejam expostas ao sol por muito tempo. Nessas condições, elas vão, aos poucos, perdendo os seus nutrientes. Recomenda-se dar prioridade às frutas mais pesadas. Além disso, se elas estiverem soltas da casca, é sinal de que já estão mais maduras e que perderam parte de seus valores nutricionais.

> Qual a safra da mexerica?
Geralmente, começa em abril e pode ir até setembro, por isso, é considerada uma fruta de inverno.

> Quais os benefícios das vitaminas do complexo B?
Estimulam o apetite e ajudam no crescimento e na fortificação dos nervos.

> E da vitamina C?
É conhecida por ser essencial para reforçar o sistema imunológico e por possuir função antioxidante, que ajuda a prevenir o envelhecimento precoce.

fonte: Jornal "São Paulo Agora", Encarte Revista da Hora - 08/03/09

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS