Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

sábado, 30 de maio de 2009

Planos de saúde vão pagar vasectomia e laqueadura

A cobertura obrigatória de ações de planejamento familiar pelos planos e seguros privados de assistência à saúde, incluindo não só métodos de contracepção, mas também laqueadura das trompas e vasectomia, está garantida pela Lei 11.935/09, publicada no Diário Oficial do dia 12 de maio. A nova legislação alterou o artigo 36-C de Lei 9.656, de 03 de junho de 1998. A cobertura de casos de emergência que implicassem risco imediato de vida ou de lesões irreparáveis para o paciente e de situações de urgência resultantes de acidentes pessoais ou de complicações na gestação já era assegurada pela lei. Em abril de 2008, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) ampliou o rol dos procedimentos médicos cobertos pelos planos, incluindo vasectomia, laqueadura e DIU (dispositivo intrauterino), mas não era fácil para o cliente conseguir autorização, o que deve mudar. A senadora Serys Slhessarenko (PT-MT) acredita que milhares de famílias serão beneficiadas. Ela citou estudo da Unicamp mostrando que 70% dos casais brasileiros usam algum método contraceptivo, porém, a responsabilidade em geral recai sobre as mulheres. Segundo o estudo, 40% das mulheres foram submetidas à laqueadora e 20% usam pílulas anticoncepcionais, mas apenas 0,9% dos homens fizem vasectomia e 1,8% fazem uso da camisinha. A lei ainda será regulamentada pela ANS.
fonte: Jornal do Senado, 18 a 24/05/09

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS