Muitas pessoas acreditam que empreendedorismo é sair do emprego formal e abrir um negócio. De acordo com a definição do dicionário, empreendedor é o termo utilizado para qualificar aquele indivíduo que detém uma forma especial, inovadora, de se dedicar às atividades de organização, administração, execução e principalmente na transformação de conhecimentos e bens em novos produtos, gerando um novo método com seu próprio conhecimento.
O consultor Jerônimo Mendes lança uma pergunta: Você consegue ouvir "não" várias vezes e continuar sorrindo? Se você estiver disposto a se tornar empreendedor, vá se acostumando. A idéia da rejeição não agrada ninguém, mas os empreendedores têm jogo de cintura suficiente para não se desanimar com as negativas. "Os melhores e os mais brilhantes ainda se sentem energizados pela experiência. Cada recusa apenas os incita a vender suas idéias com mais energia", avalia.
Sentido de realização
Imagine-se capaz de criar soluções, ter idéias próprias, empregar apenas duas ou então milhares de pessoas. Para o consultor e especialista em empreendedorismo, essas são algumas características de pessoas natas a empreender. "Dar sentido à vida por alguma razão específica, deixar um legado, uma história de fracassos seguida de sucessos. Isso é empreendedorismo na prática, o verdadeiro sentido da realização", conceitura.
DICAS
Verifique se você possui o diferencial para ser um verdadeiro empreendedor:
> O empreendedor não apenas tem boas idéias, mas parte para a ação e faz as coisas acontecerem;
> Todo empreendedor tem uma verdadeira paixão por aquilo que faz;
> O empreendedor não tem fracassos. Ele vê os "fracassos" como oportunidades de aprendizagem e segue em frente;
> O empreendedor tem sempre uma visão de vários cenários, de alternativas para vencer;
> O empreendedor nunca se acha uma "vítima". Ele não fica parado, reclamando dos acontecimentos, mas age para modificar a realidade.
fonte: Jornal do Estado, Curitiba - 25/11/08
por Ana Paula de Carvalho
Nenhum comentário:
Postar um comentário