Páginas da web trazem informações, formas de contágio e sintomas de doenças, além de indicarem testes e locais para fazer exames gratuítos.
Tirar dúvidas sobre doenças como varíola, enxaqueca, micoses, malária ou DSTs. Informar-se sobre as formas de transmissão e os agentes causadores de males que podem atingir do coração até o aparelho reprodutor. Essas e outras informações podem ser encontradas em sites especializados em saúde.
Para o médico pediatra Sylvio Renan de Barros, a rede é útil, mas é preciso estar atento à origem dos dados. "Existem ótimos serviços, outros nem tanto. Recomendo que o usuário visite páginas de profissionais, serviços ou clínicas reconhecidos, alémde universidades e fontes do governo."
Apesar de disponibilizarem informações escritas por especialistas, os sites não devem substituir o médico na hora de estabelecer um diagnóstico. "As páginas são ótimas ferramentas para a pessoa entender o que acontece quando ela está doente, mas ainda não inventaram um computador capaz de dizer o que ela tem", conclui Barros, que mantém uma página sobre pediatria.
Alguns sites especializados:
> SOCIEDADE BRASILEIRADE CARDIOLOGIA
O site especializado em saúde do coração traz testes que avaliam os danos que o cigarro e o sedentarismo provocam ao órgão, além de dar dicas para a prevenção das doenças cardiovasculares (http://www.cardiol.br/).
> GINECO
Para quem precisa de informações sobre as pílulas anticoncepcionais, o site é uma boma dica. Problemas sexuais, endometriose, menopausa e DSTs também são assuntos abordados no site, especializado nos aparelhos urinário e reprodutor feminino (http://www.gineco.com.br/).
> ABC DA SAÚDE
Aftas, gastrite, falta de ar, enxaqueca, ácido úrico, hepatite, etc.. Essas e cerca de outras 600 doenças são explicadas na página. Os artigos são divididos por tópicos que explicam as origens, os sintomas e como prevenir (http://www.abcdasaude.com.br/).
> AIDS
Site do Ministério da Saúde sobre Aids e outras DSTs. Apresenta as formas de contágio da doenças, maneiras de prevenção, informações sobre tratamento e convivência com o vírus, além de uma lista de locais que realizam o exame gratuitamente (http://www.aids.gov.br/).
> INCA
Os diversos tipos de câncer (pele, pulmão, mamas, próstata, leucemia, etc...), suas formas de manisfestação, os fatores de risco e as maneiras de prevenção podem ser consultados na página do Instituto Nacional do Câncer (http://www.inca.gov.br/).
> GUIA DAS DOENÇAS INFECCIOSAS E PARASITÁRIAS
A cartilha on-line elaborada pelo Ministério da Saúde mostra as formas de contágio, os sintomas e o tratamento das principais doenças infecciosas e parasitárias que ocorrem no país. Malária, cólera e sarampo são alguns dos males presentes no livreto (http://tinyurl.com/6anhsp).
> PEDIATRA DR. SYLVIO
Na página, o médico tira dúvidas e dá dicas de como evitar assaduras ou até quando o bebê deve chupar chupeta, além de exibir uma tabela com o calendário das vacinas de acordo com a idade da criança (http://www.sylviorenan.com.br/).
> DIABETES
Consulta a tabela nutricional da página para fazer as contas e controlar a sua ingestão de açúcar. A página traz também uma seção explicando os diversos tipos da doença e a importância do exercício físico na rotina do diabético (http://www.diabetesbrasil.com.br/).
> DERMATOLOGIA
Micoses, exposição ao sol, verrugas e acne são alguns dos assuntos abordados no site. A página também possui um mecanismo de busca que localiza o especialista mais perto de sua casa, com nome, endereço, telefone e e-mail (http://www.dermatologia.net/).
> DRAUZIO VARELLA
Na página do médico, é possível encontrar entrevistas com especialistas sobre depressão, gravidez, alcoolismo, além de artigos sobre Aids, tabagismo e mal de Alzheimer (http://drauziovarella.ig.com.br/).
fonte: "Jornal São Paulo Agora" -Encarte "Revista da Hora" - 02/11/08
Nenhum comentário:
Postar um comentário