Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

sábado, 8 de novembro de 2008

Hortaliças precisam levar um choque térmico antes de irem para o freezer

É possível congelar legumes e verduras sem perder suas qualidades nutricionais, desde que sejam tomados alguns cuidados. Depois de lavá-los cuidadosamente em água corrente, deixe-os de molho por 15 minutos em uma solução de um litro de água e uma colher de sopa de água sanitária. Feita a higienização, a maioria das hortaliças deve passar ainda pelo branqueamento.
Segundo Érica Porto, nutricionista da UnB (Universidade de Brasilía), o método consiste em aplicar um choque térmico nesses alimentos, conzinhando-os sem retirar a casca durante três minutos em água fervente ou no vapor e mergulhando-os em seguida em uma vasilha com água gelada. "O branqueamento inativa algumas enzimas que deterioram os alimentos mesmo no congelador e reduz a carga microbiana. Além disso, aumenta a pigmentação, reativando sua cor", explica. Embora a água também possa ser usada, o vapor é mais indicado, já que praticamente não acarreta perda de nutrientes. Outra regra geral é manipular o mínimo possível cada vegetal. Alguns, como a batata e a ervilha, precisam de apenas um minuto e meio em cada recipiente. Já cebola, pimentão e cheiro verde vão direto ao congelador. Entre as folhas, apenas couve e repolho podem ser congelados. A dica é branqueá-los inteiros, enrolar folha a folha e guardar vários rolinhos no mesmo saco plástico. No congelador, as hortaliças mantêm a qualidade por oito a 12 meses.
fonte: Jornal "Folha de São Paulo" - 06/11/08

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS