Sites para crianças trazem jogos, tirinhas, músicas e passatempos que divertem, ensinam e ajudam a educar.
Músicas, joguinhos, histórias em quadrinhos, quebra-cabeças e até brincadeiras de roda. Essas e outras diversões podem ser encontradas nos sites dedicados às crianças.
O site da Turma da Mônica, criado em 1996, pode ser considerado uma das páginas infantis mais velhas da internet brasileira. "Nós começamos com 15 páginas. Hoje, temos mais de 20 mil", diz Maurício de Souza, criador da Turma da Mônica e supervisor do site. Na página, além das tirinhas da Mônica, do Cebolinha e do Cascão, também é possível encontrar jogos e passatempos. Em breve, o site deve passar por uma remodelação para receber novos conteúdos.
Para crianças que desde cedo já alimentam um gostinho pelos estudos, o site IBGE 7 a 12 apresenta mapas do Brasil e da América Latina, dados da população e informações sobre a fauna e a flora do país, tudo com uma linguagem acessível para os mais novos.
Na hora de agitar, o ideal é visitar o Música para Crianças. Canções que fizeram parte de programas como "Sítio do Pica-Pau Amarelo" e "Castelo Rá-Tim-Bum", além de clássicas, como "Escravo de Jó" e "Atirei o Pau no Gato", podem ser escutadas em apenas um clique.
CARDÁPIO ON-LINE
> UOL Crianças
A página do UOL é toda desenhada para agradar às crianças. Com diversas imagens e fundos coloridos, tem seções com histórias animadas, jogos e piadas e o blog do Lelê, o sobrinho fictício do escritor José Roberto Torero (http://www.criancas.uol.com.br/).
> Músicas para Crianças
A página é uma verdadeira discoteca para os baixinhos. Canções de programas como "Rá-Tim-Bum" e "Sítio do Pica-Pau Amarelo" podem ser escutadas com um clique. Tem também "Escravo de Jó", "Atirei o Pau no Gato" e outras da Xuxa e do Balão Mágico (http://tinyurl.com/6z9gtt).
> IG Crianças
O canal do IG possui uma galeira de fotos que é atualizada de segunda a sexta-feira. Nas imagens, os editores desenham barbichas, óculos e bigodes, deixando os personagens divertidos (http://crianca.ig.com.br/).
> Recreio
O site da revista infantil traz joguinhos animados, como Escalada, Xô, Mosquito! e Quebra-Cuca. Tem também um quadro que explica os principais ditados populares. Por último, revela o significado e como surgiram as datas comemorativas (http://recreionline.abril.com.br).
> Xuxa
A página da apresentadora é dividida entre baixinhos de quatro a sete anos e baixinhos de oito a 12. Para os menores, ensina como fazer a dança da cadeira e como brincar de cabo de guerra. Para os maiorezinhos, dá uma licação sobre aquecimento global (http://www.xuxa.com/).
> IBGE 7 A 12
Página do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para o público infantil. Apresenta mapas, riquezas naturais, informações sobre a população e a fauna e a flora. Também traz conteúdos especiais sobre os 500 anos do Brasil, as mudanças climáticas e os objetivos do novo milênio (www.ibge.gov.br/7a12).
> Seninha
Para os mais novos que não conheceram o piloto, vale a pena ver o site do Seninha. A página traz jogos como o Rali da Bagunça e o Guarda-Roupa Maluco. Também tem histórias em quadrinhos e pequenos contos (http://www.seninha.com.br/).
> Turma da Mônica
Além de histórias da baixinha brava, no site é possível encontrar tirinhas de Cascão, Cebolinha, Magali e outros. Traz quebra-cabeças, telas para colorir e jogo de sete erros. Vai ser reformulada em breve para oferecer novos conteúdos (http://www.monica.com.br/).
> Meleca
Apesar do nome, o Meleca tem informações interessantes. Por exemplo, disponibiliza a lista dos direitos da criança reconhecidos pela ONU (Organização das Nações Unidas), traz informações sobre a Terra e os planetas do Sistema Solar e uma lista de nomes com os respectivos significados (http://www.meleca.com.br/).
> Smilingüido
A página da formiguinha traz jogos; passatempos e tirinhas que falam sobre amizade, companheirismo, honestidade e perdão. No site, também é possível ver os perfis de todos os personagens da turma, como Forfo, Piria e Fani (http://www.smilinguido.com.br/).
fonte: Jornal "São Paulo Agora",
Encarte "Revista da Hora", 30/11/08
Nenhum comentário:
Postar um comentário