Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

sábado, 29 de novembro de 2008

O ano que vem pode ser melhor

O fim do ano é a melhor época para pôr em prática o planejamento financeiro e começar a fazer um orçamento doméstico. Ter as contas sob controle garante segurança nos momentos difíceis. Quer terminar 2009 numa condição financeira melhor do que está terminando 2008? Não, este não é o slogan de uma forma milagrosa de ganhar dinheiro, nem a oferta de um empréstimo com juros baixos. Trata-se de uma pergunta que todos deveriam fazer neste período do ano. De acordo com os especialistas em finanças pessoais, não adianta fazer mil promessas, jurando gastar menos. Antes de estourar o champanhe é preciso gastar tempo para organizar um orçamento para o ano que chega e planejar gastos e investimentos. Segundo o consultor financeiro Raphael Cordeiro, o fim do ano é o melhor momento para pensar em um orçamento familiar de longo prazo. "Planejar e equilibrar é a única forma de obter uma evolução na situação financeira", diz. Para ele, o segredo é fazer um orçamento do ano todo e a partir dele tomar decisões. Nesse descritivo - pode ser uma tabela de computador ou mesmo um controle num caderninho -, deve-se prever as ambições de consumo e pensar nas alternativas de investimento. DICAS PARA FAZER O ORÇAMENTO Para ter um orçamento familiar, é preciso planejar, eleger prioridades e, eventualmente, corrigir seus hábitos de consumo. A elaboração do orçamento familiar demanda tempo, mas é necessária para poder fazer planos para o futuro. Se você está disposto a começar 2009 com um orçamento familiar organizado, pode aproveitar algumas dicas de Gonçalves Figueiredo com o aval do consultor financeiro Raphael Cordeiro e do professor de economia Christian Luiz da Silva. > Passo 1: Identifique para onde está indo o dinheiro. Discrimine as despesas fixas como luz, água, telefone, alimentação, aluguel, condomínio, transporte, educação, plano de saúde e outras. Aqui lembre-se também das despesas eventuais com remédios, oficina mecânica, lazer, cabeleireiro, além das prestações, taxas, impostos e cheques pré-datados. > Passo 2: A partir do levantamento, projete o orçamento para os próximos meses, considerando as despesas sazonais como volta às aulas, IPVA, licenciamento, datas comemorativas, férias para a família e outras. > Passo 3: Hora de considerar as receitas. Entram aqui os salários de todos os membros da familia e as outras rendas com aluguéis, por exemplo. Lembre-se de utilizar o valor liquido recebido. > Passo 4: Momento de pegar a calculadora e deduzir as despesas das receitas. Reserve uma parcela de suas receitas para investimentos. > Passo 5: Ainda que o resultado de toda essa operação esteja dentro das suas expectativas, procure identificar gastos que podem ser eliminados ou reduzidos. Isso vai envolver uma mudança de hábitos que não acontece da noite para o dia. Mas vale a pena o exercício.
fonte: Jornal "Gazeta do Povo", Curitiba - 25/11/08

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS