Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

sábado, 8 de novembro de 2008

Contaminação em ônibus

Pesquisa encontra contaminação em ônibus de São Paulo.
Bactérias não fazem mal a quem tem imunidade saudável, mas podem provocar infecção em bebês, idosos e doentes.
Quem anda de ônibus em São Paulo tem um ótimo motivo para lavar as mãos logo depois. Pesquisadores da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo coletaram 120 amostras em balaústres de 40 ônibus da cidade e descobriram que todas estavam contaminadas com microorganismos. O estudo foi publicado em outubro na revista "Arquivos Médicos", editada pela instituição.
Apesar de não causarem danos maiores a pessoas que têm a imunidade conservada, os microorganismos encontrados podem provocar infecções em quem tem resistência mais baixa, como idosos, bebês, pessoas que passaram por um transplante ou que tomam remédios imunossupressores - que baixam as defesas do organismo.
As infecções podem ir de simples dermatites ou abcessos na mão a pneumonias, dependendo do grau de resistência.
Segundo Lycia Mimica, presidente da comissão de controle de infecção hospitalar da Santa Casa e professora de microbiologia da Faculdade de Ciências Médicas da instituição, o resultado era esperado. "O pessoal vem com mão suja e passa essas bactérias para o ônibus ao segurar nele. O próximo que chega, então, pega no mesmo local e se contamina", explica. Ela diz que o mesmo processo provavelmente ocorre em trens, táxis e outros veículos de transporte público.
Segundo Mimica, o problema do ciclo de contaminação seria minimizado com uma medida corriqueira: lavar as mãos. "O risco passa a ser praticamente zero. Mas as pessoas não têm esse costume. Andam por aí, tocam mil superfícies diferentes, mas só lavam as mãos quando saem do banheiro".
Apesar de a maioria dos microorganismos encontrados não ser dos mais patogênicos nem apresentar grande resistência a antibióticos, Mimica diz que nada impede que uma pessoa com doenças como pneumonia ou diarréia transmita microorganismos mais danosos da mesma forma. E uma das amostras da pesquisa continha uma bactéria mais perigosa, o MRSA (um tipo de estafilocco), até recentemente restrito a hospitais. Mas trabalhos atuais vêm relatando sua presença na comunidade.
Atualmente, o grupo de Mimica pesquisa visitantes de pacientes internados na UTI e detectou a presença da bactéria nas mãos dessas pessoas no momento em que saem do hospital. "O familiar toca ou abraça o paciente e esquece de lavar a mão quando sai. Com isso, acaba transportando a bactéria para fora do hospital".
Para Jacyr Pasternak, infectologista do Hospital Israelita Albert Einsten, o grande problema em ambientes com muita aglomeração de gente, como os ônibus, é a transmissão de doenças pelo ar, como gripe, tuberculose e rotavírus. "Se a pessoa tosse perto de você, pode transmitir a doença. E não há muito o que fazer nesse caso, já que ninguém vai ficar andando de máscara por aí", diz.
Ele lembra, no entanto, que não há que se alarmar por cada bactéria que aparece, pois muitas vivem pacificamente no nosso organismo. "Vivemos num mundo de micróbrios. Para cada célula humana, há mil células bacterianas que coexistem no nosso organismo. Isso é inevitável", afirma.
CUIDADOS COM AS MÃOS
> Água e Sabonete
Lave as mãos sempre que chegar da rua, por cerca de 30 segundos. Só o processo mecânico de esfregá-las já ajuda muito. Use sabonete, de preferência líquido.
> Toalha de Papel
No trabalho ou em locais com mais gente, seque as mãos com toalha de papel. As de pano, quando úmidas, favorecem a proliferação de bactérias e devem ser usadas apenas em casa.
> Mãos na boca
Evite roer unha, comer ou levar a mão à boca quando estiver em locais com grande aglomeração de pessoas.
> Crianças
Fique atento com crianças pequenas, que têm o sistema imune frágil. Não toque em bebês antes de lavar as mãos quando chegar da rua e não deixe que eles levem a mão à boca quando estiverem no transporte público.
fonte: Jornal "Folha de São Paulo" - 06/11/08

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS