Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

sábado, 8 de novembro de 2008

O ritual do chope - passo a passo

As regras para tirar um chope "perfeito"
1 - A purificação Cada copo tem de ser minuciosamente esfregado, em escovas fixadas na cuba da pia, por dentro, por fora e na base. Depois, é enxaguado em outra cuba, com água corrente. Essa etapa inclui erguer o copo na altura dos olhos para ver se as gotas estão correndo uniformemente, um dos indícios para saber se está bem limpo. Segundo os especialistas, isso impede que o colarinho desapareça rapidamente, evitando o risco de a cerveja ficar "desprotegida".
2 - O sacrifício O primeiro jarro a chopeira deve ser rejeitado. Isso garante que a bebida colocada no copo esteja realmente fresca e impede a existência de um excesso indesejado de creme.
3 - A inclinação O copo deve ser segurado logo abaixo do bico da torneira, com uma inclinação de 45°, e não pode tocar o bico.
4 - O colarinho A formação do creme ocorre naturalmente pela inclinação correta do copo e, depois, quando ele é abaixado. Ao circular, a bebida ganha uma proporção ideal entre espuma e líquido. O creme inicial é importante, segundo os especialistas, para evitar que a cerveja entre em contato com o ar e perca sabor e aroma.
5 - A retirada O copo deve ser removido do jato de cerveja com rapidez e precisão, de maneira a evitar que alguma gota entre em contato com o ar, oxide e interfira no sabor da cerveja.
6 - A guilhotina O excesso de creme formado no topo da taça deve ser "gentilmente cortado" com uma espátula inclinada a 45°. Segundo os especialistas, isso evita que o creme do chope abaixe rapidamente. 7 - O julgamento Há uma quantidade de creme considerada correta: 3 cm - nem mais nem menos, o equivalente a cerca de dois dedos. Segundo os especialistas, essa camada cria um "chapéu" de proteção para a bebida. 8 - A limpeza Antes de ser entregue ao bebedor, o copo precisa ter a parte externa lavada. 9 - Apresentação A taça é servida ao cliente com um "saiote" de papel na base, com o logotipo virado para o cliente. E, ao entregá-lo, o bartender deve desejar "saúde".
fonte: Jornal "Folha de São Paulo" - 06/11/08

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS