Os consumidores brasileiros descobrem, cada vez mais, as vantagens do comércio eletrônico, como poder pesquisar preços em diversas lojas e comprar produtos e serviços de forma rápida e fácil, sem precisar sair de casa. A WEBTraffic, empresa especializada em marketing digital e search marketing, acredita que o Natal de 2008 será mais um sucesso para o e-commerce e prevê um crescimento de 50% no volume de seu faturamento, o que representa R$ 1,5 bilhão em vendas. Mas o período de Natal é considerado o mais propício para os golpistas virtuais. Marcelo Tsuguio Okano é Mestre em Administração, professor de pós-graduação em redes da FIAP e consultor de TI para a área de servidores, separou algumas dicas preciosas para os internautas:
DICAS
° Evite realizar compras em sites desconhecidos. Além de correr o risco de não receber o produto, essas páginas podem conter programas espiões (spywares).
° Certifique-se de que o site faz uso de conexão segura. Isso pode ser verificado de duas maneiras: se no começo do endereço aparece "https" (prova de segurança) em vez de "http" e se o browser mostra a figura de um cadeado.
° Observe se a transmissão dos dados do formulário de cadastro é segura. Verifique se o site de compras usa algum protocolo do tipo SSL para proteger a transmissão.
° Nunca realize acessos que dependam do fornecimento de dados pessoais e senhas em computadores de terceiros ou em locais públicos.
° Cuidado com promoções mirabolantes.
° Leia todas as informações sobre condições de entrega, prazos, devolução, troca, desistência, assistência técnica e garantias. Verifique o CNPJ, endereço comercial e telefone de contato.
° Desabilite a auto-execução de arquivos anexados às mensagens.
° Não deixe senhas pré-gravadas. Principalmente em se tratando de senhas de banco, a comodidade de não precisar digitá-las a cada acesso pode custar caro ao usuário.
fonte: Jornal do Estado, Curitiba - 13/11/08
Nenhum comentário:
Postar um comentário