Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

sábado, 1 de novembro de 2008

Procon dá dicas para locação de imóveis para passar férias

As pessoas estão se organizando para o final de ano e férias de verão. Para que não haja dores de cabeça na hora de alugar um imóvel, o Procon-PR recomenda alguns cuidados. Antes da locação, é recomendável que o consumidor visite o local para verificar se o espaço físico realmente corresponde às suas expectativas e se não possui problemas de fácil constatação. É importante buscar corretores, administradoras legalmente habilitadas, ou locar diretamente com o proprietário.
A coordenadora do Procon, Ivanira Gavião Pinheiro, orienta que é essencial uma pesquisa de aluguéis, tanto em jornais como em revistas. "Até mesmo o boca-a-boca de parentes e amigos que conhecem algum imóvel é válido", comenta. Mesmo assim, antes de fechar o negócio, é preciso visitar o imóvel para conferir o que foi ofertado. A localização e o fácil acesso aos diversos tipos de comércio (padaria, mercado, farmácia, etc...) são pontos fundamentais.
Se o imóvel atende as necessidades e expectativas do consumidor, é necessário que seja elaborado um documento, relatando as condições gerais em que ele se encontra, que deve ser assinado tanto pelo proprietário como pelo consumidor e anexado ao contrato. "Quando visitar o apartamento não deixe de conferir cada item do local, se há algo com defeito, para que na entrega do imóvel não haja problemas e a necessidade de pagar alguma taxa".
No contrato devem constar os nomes completos do locador e do locatário, localização e descrição do imóvel, lista dos móveis e utensílios existentes, bem como o estado em que se encontram, as datas de entrada e saída, forma de pagamento e valor do aluguel.
A Lei do Inquilinato especifica que o prazo de locação de temporada não pode ultrapassar 90 dias e que o pagamento dos aluguéis pode ser exigido antecipadamente e de uma só vez. Se estiver tudo certo pode fechar o contrato que os direitos do consumidor, seguindo essas dicas, estão assegurados.
fonte: Agência Estadual de Notícias - Est. Paraná - 24/10/08

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS