Boas Vindas!

Em 23/05/08 dei início ao desenvolvimento deste BLOG, com um objetivo bem definido e que será a base de sustentação do mesmo, ou seja, disponibilizar a você prezado visitante, material que possa lhe trazer alguma UTILIDADE em qualquer segmento. Serei bastante seletivo na escolha do conteúdo, o que proporcionará uma centralização de dados, informações, dicas, artigos, noticias, alterações na legislação, mensagens, etc.. que possam ser ÚTIL no seu dia a dia.

VISITAS AO BLOG

"MESMO QUANDO TUDO PARECE DESABAR, CABE A MIM DECIDIR ENTRE RIR OU CHORAR, IR OU FICAR, DESISTIR OU LUTAR; PORQUE DESCOBRI, NO CAMINHO INCERTO DA VIDA, QUE O MAIS IMPORTANTE É O DECIDIR" - Cora Coralina"

DATA

sábado, 8 de novembro de 2008

Aumenta índice de artrite reumatóide em mulheres

Após 4 décadas caindo, taxa de afetadas foi de 36 para 54 em cada 100 mil por ano. O estudo foi feito na Clínica Mayo (EUA).
Os cientistas ainda não sabem os motivos para o crescimento, mas apostam em fatores ambientais. O fumo, por exemplo, aumenta o risco da doença. Também se pesquisam se agentes infecciosos poderiam ter relação. "Infecções podem estimular o sistema imune, e a artrite tem a ver com uma desordem desse sistema. Mas não há um agente específico tido como desencadeador", diz José Carlos Szajubok, presidente da Sociedade Paulista de Reumatologia. Trata-se de uma doença auto-imune - quando as células de defesa agem contra o próprio organismo.
Para ele, outro fator ambiental que pode ajudar a explicar os dados é o estresse - tido como possível gatilho para o problema, de causa desconhecida. Segundo os cientistas da Mayo, ainda são necessários mais estudos para entender o fenômeno - assim como as causas e os tratamentos dessa doença "devastadora". O problema pode levar a inflamação das articulações, rigidez, dor, lesões irreversíveis nos ossos e deformidades. Diagnóstico precoce e tratamento correto reduzem danos, mas não há cura. O QUE É A ARTRITE REUMATÓIDE? > Doença que causa inflamação nas articulações, principalmente das extremidades(mãos e pés). É de natureza auto-imune-quando o sistema imunológico, que normalmente nos protege de doenças, age contra o próprio organismo. QUAIS SÃO AS CAUSAS? > São desconhecidas. O que se sabe é que há fatores genéticos e ambientais envolvidos - desses últimos, o tabagismo é um dos principais. QUAL É O PERFIL DOS PACIENTES? > Pode afetar pessoas de qualquer idade, mas atinge principalmente pacientes entre os 30 e os 40 anos. Também afeta cerca de três mulheres para cada homem. QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS? > Pode causar a destruição das articulações, o que leva à deformidade e à perda de movimentos. Se não for tratada de forma adequada, em dois anos 70% dos pacientes já têm algum grau de erosão óssea. SETE VARIÁVEIS QUE AJUDAM NO DIAGNÓSTICO DA ARTRITE REUMATÓIDE Quando a pessoa tem pelo menos quatro dos critérios abaixo, pode ser um sinal de que tem a doença. 1- Rigidez matinal por mai de uma hora (não conseguir fechar direito a mão, por exemplo).* 2- Dor em pelo menos três articulações (exemplos: tornozelo, joelho, punho...).* 3- Dor nas articulações da base e do meio dos dedos.* 4- Comprometimento simétrico (inflamação nas duas mãos, nos dois joelhos, nos dois punhos, etc...).* 5- Presença de pequenos nódulos embaixo da pele, normalmente perto do cotovelo. 6- Fator reumatóide positivo (um tipo de exame de sangue). 7- Raio-X de mãos ou pés mostrando alterações compatíveis com artrite reumatóide. *presente há pelo menos seis semanas. TRATAMENTO > Remédios Há os sintomáticos(como os antiinflamatórios e os corticóides), que controlam a dor, mas não tratam o problema; os modificadores da doença, que suprimem as células imunológicas, diminuindo a inflamação; e os biológicos, feitos a partir de biotecnologia, mais avançados e de alto custo. > Cirurgia Colocação de uma prótese para substituir a articulação danificada, quando esta é destruída. > Exercícios São fundamentais para fortalecer a musculatura e devem ser praticados com orientação, desde que a pessoa não esteja na fase aguda da doença.
fonte: Jornal "Folha de São Paulo", 04/11/08

Nenhum comentário:

INDICE GERAL DAS POSTAGENS