Após 4 décadas caindo, taxa de afetadas foi de 36 para 54 em cada 100 mil por ano. O estudo foi feito na Clínica Mayo (EUA).
Os cientistas ainda não sabem os motivos para o crescimento, mas apostam em fatores ambientais. O fumo, por exemplo, aumenta o risco da doença. Também se pesquisam se agentes infecciosos poderiam ter relação. "Infecções podem estimular o sistema imune, e a artrite tem a ver com uma desordem desse sistema. Mas não há um agente específico tido como desencadeador", diz José Carlos Szajubok, presidente da Sociedade Paulista de Reumatologia. Trata-se de uma doença auto-imune - quando as células de defesa agem contra o próprio organismo.
Para ele, outro fator ambiental que pode ajudar a explicar os dados é o estresse - tido como possível gatilho para o problema, de causa desconhecida.
Segundo os cientistas da Mayo, ainda são necessários mais estudos para entender o fenômeno - assim como as causas e os tratamentos dessa doença "devastadora". O problema pode levar a inflamação das articulações, rigidez, dor, lesões irreversíveis nos ossos e deformidades. Diagnóstico precoce e tratamento correto reduzem danos, mas não há cura.
O QUE É A ARTRITE REUMATÓIDE?
> Doença que causa inflamação nas articulações, principalmente das extremidades(mãos e pés). É de natureza auto-imune-quando o sistema imunológico, que normalmente nos protege de doenças, age contra o próprio organismo.
QUAIS SÃO AS CAUSAS?
> São desconhecidas. O que se sabe é que há fatores genéticos e ambientais envolvidos - desses últimos, o tabagismo é um dos principais.
QUAL É O PERFIL DOS PACIENTES?
> Pode afetar pessoas de qualquer idade, mas atinge principalmente pacientes entre os 30 e os 40 anos. Também afeta cerca de três mulheres para cada homem.
QUAIS SÃO AS CONSEQUÊNCIAS?
> Pode causar a destruição das articulações, o que leva à deformidade e à perda de movimentos. Se não for tratada de forma adequada, em dois anos 70% dos pacientes já têm algum grau de erosão óssea.
SETE VARIÁVEIS QUE AJUDAM NO DIAGNÓSTICO DA ARTRITE REUMATÓIDE
Quando a pessoa tem pelo menos quatro dos critérios abaixo, pode ser um sinal de que tem a doença.
1- Rigidez matinal por mai de uma hora (não conseguir fechar direito a mão, por exemplo).*
2- Dor em pelo menos três articulações (exemplos: tornozelo, joelho, punho...).*
3- Dor nas articulações da base e do meio dos dedos.*
4- Comprometimento simétrico (inflamação nas duas mãos, nos dois joelhos, nos dois punhos, etc...).*
5- Presença de pequenos nódulos embaixo da pele, normalmente perto do cotovelo.
6- Fator reumatóide positivo (um tipo de exame de sangue).
7- Raio-X de mãos ou pés mostrando alterações compatíveis com artrite reumatóide.
*presente há pelo menos seis semanas.
TRATAMENTO
> Remédios
Há os sintomáticos(como os antiinflamatórios e os corticóides), que controlam a dor, mas não tratam o problema; os modificadores da doença, que suprimem as células imunológicas, diminuindo a inflamação; e os biológicos, feitos a partir de biotecnologia, mais avançados e de alto custo.
> Cirurgia
Colocação de uma prótese para substituir a articulação danificada, quando esta é destruída.
> Exercícios
São fundamentais para fortalecer a musculatura e devem ser praticados com orientação, desde que a pessoa não esteja na fase aguda da doença.
fonte: Jornal "Folha de São Paulo", 04/11/08
Nenhum comentário:
Postar um comentário